AULA DO DIA 08/06/2010

TIPOS DE CAMPANHAS E O CICLO DE VIDA

Introdução;
Crescimento;
Maturidade;
Declinio

Tudo siginifica uma ESTRATEGIA DE CAMPANHA

Estrategias de Informação;
" de Testemunho ou testemunhal;
" de Comparação;
" de Humor;
" de Defesa;
" Indiferenciada
" de Posicionamento/reposicionamento.

AULA DO DIA 25/05/2010

POSICIONAMENTO POR USUARIO

Refere-se a um grupo especifico de consumidores, mas basiada na premissa de que o posicionamento é um diferencial, esse grupo não deve ser amplo demais. Não se trata de quantidade, mas qualidade do foco.

POSICIONAMENTO POR CONCORRENTE

Sempre uma marca for comprada à da concorrencia, a empresa estará adotando o posicionamento por concorrente. A comparação pode ocorrer com base em algum diferencial competitivo do produto, como a forma, a cor, a composição, etc, ou com base em algum potencial desenvolvido em seu Mix de Mkt.

POSICIONAMENTO POR VALOR

Segundo Koller, a marca pode se posicionar como a que oferece o melhor valor do consumidor. Empresas fabricantes de apareclhos celulares trabam uma batalha pela mente dos consumidores, tentando posicionar suas marcas pelo valor, não só pelas caracteristicas de seus produtos, como tambem pela relação custo/beneficio, no entanto, são frequentemente neutralizadas pelos concorrentes.

CAMPANHAS

Tipos de Campanha:

Campanha Institucional;
Campanha de Propaganda;
Campanha Guarda - Chuva;
Campanha de Promoção de Vendas.

AULA DO DIA 20/05/2010

POSICIONAMENTO POR CATEGORIA

Se voce não pode ser o primeiro na categoria, estabeleça uma nova categoria em que seja o 1º. Quando a unilever lançou, em 1992, o sabonete dove, não queria colocar no mercado mais um sabonete, por uso criou uma nova categoria, a do sabonete com creme hidratante.

POSICIONAMENTO POR APLICAÇÃO OU USO

Pressupõe algum beneficio da marca para uso especifico. Ex: O creme dental sensodine indicado por pessoas que sofrem de sensibilidade dentario portanto uma aplicação especifica. Vale lembrar que podem imitar esse posicionamento e a imprensa.

AULA DO DIA 18/05/2010

POSICIONAMENTO POR ATRIBUTO

Quando se adota um posicionamento por atributo, é preciso tomar certos cuidados, pois se o atributo não for consistente os concorrentes poderão adotá-lo e toda estrategia cairá por terra.

POSICIONAMENTO POR BENEFICIOS

A marca é um conjunto de atributos, porém os consumidores não compram atributos. Os clientes querem beneficios sejam eles emocionais ou racionais.

POSICIONAMENTO PELA MENTE OU LEMBRANÇA

Estando bem posicionada no share of mind, e consumidor se lembrará da marca no momento da decisão de compra. É por essa razão que "é melhor ser o primeiro na mente do que ser o primeiro no mercado".

AULA DO DIA 13/05/2010

POSICIONAMENTO


Entendendo posicionamento a mente seleciona as novas informações que combinem com seu "eu" em determina do momento. Daí a definição: posicionamento é aquilo que as pessoas retem na mente a respeito de determinada empresa, produto ou pessoas. Em outras palavras, posiciona - se a marca na mente do cliente.
Algumas perguntas para auxiliar o processo de criação de um posicionamento:

  1. Que posição sua empresa ou produto tem no mercado?
  2. Que posição você quer ter?
  3. Como você quer ser conhecido?
  4. Quem você deve enfrentar? Cuidado com os lideres.
  5. Você tem verba suficiente?
  6. Você aguenta a parada? Posicionamento deve ser a longo prazo.

O gestor da comunicação deverá criar - seja uma palavra, seja uma frase, um posicionamento condizente com as respostas as perguntas formuladas. O resultado, após divulgado, deverá fazer parte do vocabulario das pessoas quando associado a uma categoria de produtos.

Tendo em vista sua amplitude, o posicionamento pode ser definido como a percepção que as pessoas tem sobre determinada organização é o conceito que as pessoas tem por determinada marca.

O posicionamento pode ser considerado uma forma de diferenciação e pode ser aplicado tanto na organização (posicionamento estratégico) quanto em marcas de produtos e serviços (posicionamento específico).

Por ser uma área de muita exposição a comunicação mercadologica trata o posicionamento com maior profundidade, por exemplo, a imagem do Mc Donald's foi construida por um conjunto de associações organizadas ligadas às crianças.

A percepção do posicionamento começa com o consumidor, mas o que existe na mente dos consumidores? Uma pesquisa nos dará indicils da opinião dos consumidores. O primeiro passo para criar ou alterar o posicionamento de uma marca consiste na identificação de onde estamos, ou seja, de que maneira a marca é percebida pelo consumidor, em segundo, definir para onde queremos ir.

AULA DO DIA 15/04/2010

OBJETIVOS - Entende - se por objetivo o resultado futuro que uma organização pretende atingir.
O Objetivo possui alvo qualitativo, isto é, aonde a empresa quer chegar e Meta alvo quantitativo, isto é, aspectos relacionados ao Tempo, á quantidade aos valores.

Em geral os objetivos de uma organização estão relacionados a resultados financeiros, o que não significa que os objetivos de comunicação devam estar relacionados direto e tão somente aos resultados de vendas.

- É NECESSARIO INTERPRETAR OS OBJETIVOS E TRADUZI-LOS DE FORMA QUE COLABORE COM OS RESULTADOS FINANCEIROS.

* OBJETIVOS DA COM. ESTRATEGICA

- Posições de mercado: 1ª, 2ª e 3ª colocada?
- Inovação
-Produtividade
-Ao retorno de investimentos
- Beneficios aos colaboradores
- Resp. Social

TEMA - Como realizar o planejamento da com. integrada diante da diversidade de publicos e objetivos?
A comunicação tende a ser sinergica quando existe um ponto de identificação ligando as diversas mensagens, ou seja, TEMA.

EX: Se uma organização do setor alimenticio decidir adorar o TEMA "AGUA" por um ano, toda sua comunicação deverá conter uma abordagem relativa à agua.
Nesse caso, esse procedimento alinhará a imagem da organização a responsabilidade social, que poderá ser associados ás estrategias das comunicações institucionais, interna, adm, mercadolgica.

AULA DO DIA 13/04/2010

ALVO COM BASE NOS ENTRANTES NAS CATEGORIAS

Selecionar um publico que ainda não é consumidor do produto, nem mesmo da concorrencia, é selecionar pessoas que estão querendo adquirir o produto pela primeira vez.

EX: cONTA UNIVERSITARIA, RECEM-CASADOS, GESTANTES, UNIVERSITARIOS, ETC.

Optar por definir o alvo de sua marca criando categorias, enaltece certos e identificação.

EX: Energeticos, amaciantes (tudo que surge para melhorar o outro).

CONSUMIDORES EMPRESARIAIS.

* Variavel geografica - EX: Areas industriais com altas taxas de crescimento ou mesmo com concentração de clientes criando forte demanda ao produto.

*Mesclar variaveis como tamanho da empresa, numero de funcionarios e faturamento com tipo de comportamento de compras da empresa-alvo.

AULA DO DIA 08/04/2010

  • CONSUMIDORES FINAIS - O estabelecimento do publico - alvo é resultado de uma boa segmentação. Conhecer quem e quantos consumidores a organização qer atingir é necessario para cumprir os objetivos de MKT alem de orientar nas diretrizes estrategicas e ações.
  • PUBLICO - ALVO - Compreender possiveis compradores do produto, as pessoas ou grupo que tem poder de decisão nas compras ou ainda publicos expecificos. Segmentar é dividir o mercado de clientes em subgrupos homogeneos ou agrupar pessoas com caracteristicas semelhantes em relação a padrões COMPORTAMENTAIS, AS ATIVIDADES, OS HABITOS, as caracteristicas DEMOGRAFICAS E PSICOGRAFICAS.

Estrategias para determinar consumidores finais.

1 - Alvo com base nos clientes atuais - preservar os atuais cleintes significa criar estrategias de fidelização.

2 - Alvo com base nos clientes da concorrencia - É uma estrategia muito ousada. O sucesso depende dos diferenciais do produto, do valor que a organização oferece ao cliente e de sua capacidade de convencimento na elaboração da mensagem publicitaria.

AULA DO DIA 06/04/2010

STAKEHOLDERS DA COMUNICAÇÃO MERCADOLOGIA

  • FORÇA DE VENDA - São todos os colaboradores que vendem o produto, sejam eles internos ou externos.

EX: Vendedores, pessoal do suporte tecnico, os assistentes de vendas, pessoal do telemarketing, os representantes comerciais.

  • INTERMEDIARIOS - São todos os players (competidores) existentes entre a empresa produtora e o consumidor final do produto, ou seja, aquele que compra pra revender.

EX: Atacadista e Varejistas.

Da mesma forma que a força de venda, os intermediarios dependem de treinamento e motivação, e essa motivação é de responsabilidade da comunicação mercadologica.

  • INFLUENCIADOR - Todas as pessoas podem ser influenciadoras na tomada de decisão de compra de um produto ou serviço, mencionando favoravelmente uma marca, sem receber vantagens financeiras para fazê-la são chamadas formadores de opinião.

EX: Professores de medicina, que orientam e influenciam os estudantes na compra do primeiro estetoscopio. Na maioria das vezes o influenciador é o especialista em alguma area e portanto, formador de opinião. Se a empresa traçar estrategias para a conquista do stakeholders influenciador, sua chance de sucesso na multiplicação da divulgação de sua marca será otimizada.

REFLEXÃO!!!

O GRANDE DESAFIO ESTÁ EM CONCILIAR OS INTERESSES DE CADA GRUPO. PRIMEIRO É NECESSARIO IDENTIFICAR OS GRUPOS DE INTERESSE PARA, EM SEGUIDA, PRIORIZÁ-LOS.

AULA DO DIA 30/03/2010

NOVA TEORIA

STAKIHOLDERS

  • Começou a ser usado a partir de 1984 Strapegic Management: as stakirolders approach eduard Freeman.
  • Compreender os interesses e os desejos dos que se relacionavam com as empresas, alem de lidar e gerenciar suas diferentes percepções e conveniências.

STAKEROLDERS PRIMARIOS:

Influenciam diretamente os negocios da organização como, acionistas, socios, colaboradores, fornecedores, clientes e comunidade proximo à empresa.

STAKEROLDERS SECUNDARIOS:

Influenciam de maneira indireta a empresa, porem são afetados diretamente com a empresa, grupos de pressão (associações de classes, ongs, união de pais, concorrentes, união estudantil e outros), pois pedem afetar a imagem da organização.

AULA DO DIA 18/03/2010


ESQUEMA: MATRIZES


Informações sobre: Matriz de Oportunidades e Matriz de Ameaças.


AULA DO DIA 16/03/2010

Continuação doa conteudo: Analise Ambiental ou Situcional

RENDA FAMILIAR:

  • Renda Bruta - Quantia total por individuo ou familia/ano.
  • Renda disponivel - Quantia que sobra após pagamento de impostos.
  • Renda discricionária - Quantia que sobra depois do pagamento dos impostos e despesas essenciais.

IMPLICAÇÕES

  • Quando a renda disponivel aumenta ou diminue, as pessoas mudam seu comportamento em relação as empresas.

AMBIENTE SOCIO CULTURAL

  • Caracteristicas de uma sociedade.
  • Constituido por pessoas de uma sociedade, sua crença, seus valores,
  • Demografia - Indice de natalidade, mortalidade, estado civil, grau de instrução, profissão, crenças, habitos de compras. Fontes: IBGE, MEC, MPAS, MTE.
  • Comportamento de compra - Conhecer o perfil da população, suas caracteristicas e seu comportamento podem resultar em oportunidades e tendencias a serem aproveitados nas estrategias de comunicação.

AMBIENTE TECNOLOGICO:

  • É constituido pelas pesquisas, pelas invenções, pelo desenvolvimento cientifico e pelas inovações, em novas midias.

AMBIENTE COMPETITIVO (conhecer o concorrente):

  • Fazer a descrição das caracteristicas de todos os produtos existentes no mercado, bem como de suas embalagens, ciclos de vida, devem ser relatados. Verificar preços, descrever layout do ponto de venda, suas vantagens e desvantagens.
  • Quais campanhas estão no ar? Quais temas, apelos estão sendo ultilizados? Qual posicionamento dos produtos e da empresa no mercado?

CRUZAMENTO DE INFORMAÇÕES

  • SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças).
  • O foco da analise SWOT no planejamento para a gestão da comunicação é a Comunicação.
  • Forças e Fraquezas podem ser detectadas da analise do ambiente interno(micro ambiente), as ameaças e oportunidades do ambiente externo (macro ambiente).
  • Vantagem competitiva = oportunidade + ponto forte.
  • Identificadas as forças e as fraquezas, as ameaças e as oportunidades, o proximo passo é enquadrá-las em duas matrizes:
  • 1 - Matriz de Oportunidade
  • 2 - Matriz de Ameaças.

2ª AULA - DINAMICA - COMUNICAÇÃO INTEGRADA







04/03/2010 - PLANEJAMENTO DA GESTÃO ESTRATEGICA GLOBAL

  • Dretrizes administrativas;
  • Diretrizes mercadologicas;
  • Decisões estrategicas da empresa.
  • Documentos de cunho estrategico.

PLANEJAMENTO DE COM. MERCADOLOGICA

  • Pelo seu carater intrísico, a comunicação mercadologica deve apropriar-se de varias bases do planejamento da gestão estrategicas, objetivando a unicidade e a coerencia.

BASES DOS PLANEJAMENTOS DA GESTÃO:

MISSÃO E VISÃO

  • Missão: É a razão pela qual uma organização existe.
  • Visão: É composta pelos sonhos da empresa (aspiração). Onde pretendemos chegar e atingir.

ANALISE AMBIENTAL OU SITUCIONAL

  • Ambiente politico - legal - Leis, regras, regulamentação de dentro de uma empresa, visam determinar os padrões de comportamento da concorrencia.
  • Ambiente economico, ou seja, tem impacto significativas nas organizações por tratar de gestões como aoumento e a diminuição do produto interno bruto (PIB).

25/02/2010 - O QUE É PLANEJAMENTO

A realização de companhas sem fundamentos, sem analisesem integração morreu.
Há os que afirmam que o papel de uma agencia é o de fazer milagres. "Não há auquimia entre os publicitarios. Se pudessem fazer ouro com essa facilidade fariam para eles mesmos, e não para os anunciantes".

FERRAMENTAS DA COMUNICAÇÃO MERCADOLOGICA

Em Planejamento e Atencimento vamos focar na Comunicação Mercadologica, segue cada uma das caracteristicas das ferramentas.

PROPAGANDA - Persuação e objetivos - Caracteristicas:

Informar atributos, beneficios e caracteristicas do produto.

Ferramentas: Outdoor, VT, Spot, Cartaz, Jingles, Anuncios, Revistas, Jornais e outros.

PROMOÇÃO DE VENDAS - Diferencia-se da propaganda por seu periodo de exibição (Ou seja, tem dia e hora para acabar, é coisa rápida).

  • Oferece sempre algo para o consumidor ( Exemplo: Pague 2 leve 3, Compre, ganhe o cupon e concorra 1 carro...lembrando que tem sempre um valor agregado (beneficio);
  • É de retorno rápido;
  • E são feitas as vezes para reduzir estoque, mudar embalagem, etc.
  • Faz parte das estrategias de vendas para desequilibrar ações da concorrencia.

VENDA PESSOAL E MARKETING DIRETO DE RELACIONAMENTO

  • É mais que uma estrategia de venda que uma ferramenta de comunicação (interatica e pessoal), tem um argumento direto (venda comparada);
  • Envolve interação direta com o cliente;
  • É mais eficiente porem mais cara;
  • evoluiu para o que conhecemos como marketing de relacionamento.

MARKETING DIRETO DE RELACIONAMENTO

  • Ele utiliza - se um ou mais meios de propaganda para obter uma resposta mensuravel. Exemplo: Mala direta, Telemarketing, envio de brindes, programas de ofertas e outros.

MERCHANDISING

  • Induzir o consumidor potenciais a esperimentação do produto, apresentar inovações, incentivar os canais de distribuição, além de provocar trafego nas lojas.

EVENTOS

  • São diversos os eventos que fazem parte do mundo da comunicação, como: Feiras, exposições, lançamentos de produtos, seminarios, congressos, convenções, workshops, etc.

AULA DO DIA 09/02/2010

GESTÃO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA:

Gestão Estratégicas:

Comunicação Interna - Programas sociais, incentivos, desenvolvimentos de pessoas, padrões culturais e endomarketing.

Comunicação Institucional - Identidade e Imagem, propaganda institucional, jornalismo empresarial, Assessoria de imprensa, editoração multimidia, marketing social, cultural e esportivo e relações públicas.

Comunicação Administrativa - Fluxos: rede formal e informal (normas, instruções, portais, memorando, regulamentos, avisos e etc.).

Comunicação Mercadologica - Propaganda, Promoções de venda, Venda Pessoal, Merchandising, Eventos, Marketing direto de Relacionamento.

2ª AULA - DINAMICA - COMUNICAÇÃO INTEGRADA


Dinamica de Grupo





























1ª AULA DE PLANEJAMENTO - 02/02/2010

COMUNICAÇÃO INTEGRADA (Conjunto de Ferramentas):

Planejar,
Executar,
Controlar,
Avaliar.

1º SEMENTRE DE 2010

Planejar define em um processo que se destina a produzir um ou mais estados futuros desejados, que deverão ocorrer, a menos que alguma coisa seja feira. O planejamento se preoculpa em evitar ações incorretas quanto em reduzir a frequencia dos fracassos ao se esplorar oportunidades.