Entendendo posicionamento a mente seleciona as novas informações que combinem com seu "eu" em determina do momento. Daí a definição: posicionamento é aquilo que as pessoas retem na mente a respeito de determinada empresa, produto ou pessoas. Em outras palavras, posiciona - se a marca na mente do cliente.
Algumas perguntas para auxiliar o processo de criação de um posicionamento:
- Que posição sua empresa ou produto tem no mercado?
- Que posição você quer ter?
- Como você quer ser conhecido?
- Quem você deve enfrentar? Cuidado com os lideres.
- Você tem verba suficiente?
- Você aguenta a parada? Posicionamento deve ser a longo prazo.
O gestor da comunicação deverá criar - seja uma palavra, seja uma frase, um posicionamento condizente com as respostas as perguntas formuladas. O resultado, após divulgado, deverá fazer parte do vocabulario das pessoas quando associado a uma categoria de produtos.
Tendo em vista sua amplitude, o posicionamento pode ser definido como a percepção que as pessoas tem sobre determinada organização é o conceito que as pessoas tem por determinada marca.
O posicionamento pode ser considerado uma forma de diferenciação e pode ser aplicado tanto na organização (posicionamento estratégico) quanto em marcas de produtos e serviços (posicionamento específico).
Por ser uma área de muita exposição a comunicação mercadologica trata o posicionamento com maior profundidade, por exemplo, a imagem do Mc Donald's foi construida por um conjunto de associações organizadas ligadas às crianças.
A percepção do posicionamento começa com o consumidor, mas o que existe na mente dos consumidores? Uma pesquisa nos dará indicils da opinião dos consumidores. O primeiro passo para criar ou alterar o posicionamento de uma marca consiste na identificação de onde estamos, ou seja, de que maneira a marca é percebida pelo consumidor, em segundo, definir para onde queremos ir.
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