AULA DO DIA 13/05/2010

POSICIONAMENTO


Entendendo posicionamento a mente seleciona as novas informações que combinem com seu "eu" em determina do momento. Daí a definição: posicionamento é aquilo que as pessoas retem na mente a respeito de determinada empresa, produto ou pessoas. Em outras palavras, posiciona - se a marca na mente do cliente.
Algumas perguntas para auxiliar o processo de criação de um posicionamento:

  1. Que posição sua empresa ou produto tem no mercado?
  2. Que posição você quer ter?
  3. Como você quer ser conhecido?
  4. Quem você deve enfrentar? Cuidado com os lideres.
  5. Você tem verba suficiente?
  6. Você aguenta a parada? Posicionamento deve ser a longo prazo.

O gestor da comunicação deverá criar - seja uma palavra, seja uma frase, um posicionamento condizente com as respostas as perguntas formuladas. O resultado, após divulgado, deverá fazer parte do vocabulario das pessoas quando associado a uma categoria de produtos.

Tendo em vista sua amplitude, o posicionamento pode ser definido como a percepção que as pessoas tem sobre determinada organização é o conceito que as pessoas tem por determinada marca.

O posicionamento pode ser considerado uma forma de diferenciação e pode ser aplicado tanto na organização (posicionamento estratégico) quanto em marcas de produtos e serviços (posicionamento específico).

Por ser uma área de muita exposição a comunicação mercadologica trata o posicionamento com maior profundidade, por exemplo, a imagem do Mc Donald's foi construida por um conjunto de associações organizadas ligadas às crianças.

A percepção do posicionamento começa com o consumidor, mas o que existe na mente dos consumidores? Uma pesquisa nos dará indicils da opinião dos consumidores. O primeiro passo para criar ou alterar o posicionamento de uma marca consiste na identificação de onde estamos, ou seja, de que maneira a marca é percebida pelo consumidor, em segundo, definir para onde queremos ir.

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