STAKEHOLDERS DA COMUNICAÇÃO MERCADOLOGIA
- FORÇA DE VENDA - São todos os colaboradores que vendem o produto, sejam eles internos ou externos.
EX: Vendedores, pessoal do suporte tecnico, os assistentes de vendas, pessoal do telemarketing, os representantes comerciais.
- INTERMEDIARIOS - São todos os players (competidores) existentes entre a empresa produtora e o consumidor final do produto, ou seja, aquele que compra pra revender.
EX: Atacadista e Varejistas.
Da mesma forma que a força de venda, os intermediarios dependem de treinamento e motivação, e essa motivação é de responsabilidade da comunicação mercadologica.
- INFLUENCIADOR - Todas as pessoas podem ser influenciadoras na tomada de decisão de compra de um produto ou serviço, mencionando favoravelmente uma marca, sem receber vantagens financeiras para fazê-la são chamadas formadores de opinião.
EX: Professores de medicina, que orientam e influenciam os estudantes na compra do primeiro estetoscopio. Na maioria das vezes o influenciador é o especialista em alguma area e portanto, formador de opinião. Se a empresa traçar estrategias para a conquista do stakeholders influenciador, sua chance de sucesso na multiplicação da divulgação de sua marca será otimizada.
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