AULA DO DIA 06/04/2010

STAKEHOLDERS DA COMUNICAÇÃO MERCADOLOGIA

  • FORÇA DE VENDA - São todos os colaboradores que vendem o produto, sejam eles internos ou externos.

EX: Vendedores, pessoal do suporte tecnico, os assistentes de vendas, pessoal do telemarketing, os representantes comerciais.

  • INTERMEDIARIOS - São todos os players (competidores) existentes entre a empresa produtora e o consumidor final do produto, ou seja, aquele que compra pra revender.

EX: Atacadista e Varejistas.

Da mesma forma que a força de venda, os intermediarios dependem de treinamento e motivação, e essa motivação é de responsabilidade da comunicação mercadologica.

  • INFLUENCIADOR - Todas as pessoas podem ser influenciadoras na tomada de decisão de compra de um produto ou serviço, mencionando favoravelmente uma marca, sem receber vantagens financeiras para fazê-la são chamadas formadores de opinião.

EX: Professores de medicina, que orientam e influenciam os estudantes na compra do primeiro estetoscopio. Na maioria das vezes o influenciador é o especialista em alguma area e portanto, formador de opinião. Se a empresa traçar estrategias para a conquista do stakeholders influenciador, sua chance de sucesso na multiplicação da divulgação de sua marca será otimizada.

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