PEQUENA HISTÓRIA DO PLANEJAMENTO E ATENDIMENTO


A história começa na mais ou menos nos anos 50, naquela época o atendimento era declarado oficialmente o órgão central de uma agência. Essa posição era possível porque o relacionamento pessoal entre o atendimento e os anunciantes eram ponto crucial para a permanência do cliente na agência.Sabia-se que a conta se ajustava em raízes tão profundas e seguras ,que seguia o profissional do atendimento por onde quer que ele fosse.Os diretores de arte e ilustradores nessa época,trabalhavam separadamente,além disso os redatores contratados eram na verdade contistas,jornalistas,escritores e até poetas.O departamento de mídia não dispunha da qualidade e rapidez das informações como temos hoje,afinal o número de veículos de comunicação eram inferiores.
Porém a partir do ano de 1960 esse fator começa a mudar. A TV ganha força e desbanca a liderança do rádio representando então 55%da verba publicitária(posição mantida até os dias atuais).Esses acontecimentos então são responsáveis pelas maiores mudanças no setor.A primeira mudança é o crescimento da exigência entre as multinacionais em relação a um trabalho mais técnico oferecido por parte das agências.Essa posição reflete nas agências que por sua vez enviam seus profissionais ao exterior incentivando assim o aprendizado e contribuindo para o desenvolvimento profissional. O amadurecimento do profissional do atendimento se torna visível, e como conseqüência desaparece das agências a figura do “dono da agência”. As agências criam o sistema de “duplas de criação”,compostas por um redator e um diretor de arte,além disso mudam seu foco da parte gráfica direto para a eletrônica,dando agilidade e qualidade aos serviços.Essas pequenas mudanças foram tão eficazes que são mantidas até hoje.
Entre o final dos anos 60 e o inicio da década de 70, os profissionais da área de criação são aplaudidos pelas conquistas de diversos prêmios nacionais e internacionais, o mundo da publicidade começa a ganhar os olhares do povo, assim surge à chamada explosão da criação gerada pelos profissionais do mercado. Nessa época o atendimento “concede a liberdade aos criativos” na elaboração das campanhas e muda o seu foco diretamente para o planejamento e também a parte administrativa das campanhas.
Da metade dos anos 70 até a década de 80 o centro das atenções se volta para os profissionais da mídia que criam o grupo de mídia, fator “x” para o desenvolvimento e padronização dos sistemas de trabalho. Assim o profissional de mídia acabam-se unindo ao atendimento para as famosas visitas aos clientes. Sem perceber, aos poucos, o atendimento ia diminuindo a sua participação nos trabalhos. Com o surgimento da figura do planejador,os planos são desenvolvidos pelo triangulo:atendimento,planejamento e criação.Na década de 90 então,o atendimento se vê restrito apenas as funções administrativas.Essa pequena evolução nos faz pensar no papel do atendimento nos dias atuais,e quão importante é representado seu papel nas agências.O que o atendimento precisa na verdade é de uma nova postura dentro das agências evoluindo de acordo com que a historia da publicidade tem evoluído e crescido nos dias atuais.

(Fonte:O atendimento na agência de comunicação Autor:Roberto Corrêa)

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