AULA DO DIA 16/03/2010

Continuação doa conteudo: Analise Ambiental ou Situcional

RENDA FAMILIAR:

  • Renda Bruta - Quantia total por individuo ou familia/ano.
  • Renda disponivel - Quantia que sobra após pagamento de impostos.
  • Renda discricionária - Quantia que sobra depois do pagamento dos impostos e despesas essenciais.

IMPLICAÇÕES

  • Quando a renda disponivel aumenta ou diminue, as pessoas mudam seu comportamento em relação as empresas.

AMBIENTE SOCIO CULTURAL

  • Caracteristicas de uma sociedade.
  • Constituido por pessoas de uma sociedade, sua crença, seus valores,
  • Demografia - Indice de natalidade, mortalidade, estado civil, grau de instrução, profissão, crenças, habitos de compras. Fontes: IBGE, MEC, MPAS, MTE.
  • Comportamento de compra - Conhecer o perfil da população, suas caracteristicas e seu comportamento podem resultar em oportunidades e tendencias a serem aproveitados nas estrategias de comunicação.

AMBIENTE TECNOLOGICO:

  • É constituido pelas pesquisas, pelas invenções, pelo desenvolvimento cientifico e pelas inovações, em novas midias.

AMBIENTE COMPETITIVO (conhecer o concorrente):

  • Fazer a descrição das caracteristicas de todos os produtos existentes no mercado, bem como de suas embalagens, ciclos de vida, devem ser relatados. Verificar preços, descrever layout do ponto de venda, suas vantagens e desvantagens.
  • Quais campanhas estão no ar? Quais temas, apelos estão sendo ultilizados? Qual posicionamento dos produtos e da empresa no mercado?

CRUZAMENTO DE INFORMAÇÕES

  • SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças).
  • O foco da analise SWOT no planejamento para a gestão da comunicação é a Comunicação.
  • Forças e Fraquezas podem ser detectadas da analise do ambiente interno(micro ambiente), as ameaças e oportunidades do ambiente externo (macro ambiente).
  • Vantagem competitiva = oportunidade + ponto forte.
  • Identificadas as forças e as fraquezas, as ameaças e as oportunidades, o proximo passo é enquadrá-las em duas matrizes:
  • 1 - Matriz de Oportunidade
  • 2 - Matriz de Ameaças.

0 Responses to "AULA DO DIA 16/03/2010"